O COLETIVO AU

O Coletivo AU surgiu em 2016 à partir da união de quatro arquitetos, André Cota, Daniel Corrêa, Henrique Pirani e Mariana Falcão. A ideia inicial do grupo era unir "mobiliário restaurado" com "design autoral", uma ideia que ganhou força através do upcycling.

 

O upcycling desenvolvido pelo Coletivo AU reaproveita móveis ou objetos em desuso e que se encontram no fim de seu ciclo de vida útil, uma prática capaz de transformar esses itens de forma a manter ou renovar seu uso original, através de uma linguagem estética e funcional contemporânea.

A reinterpretação desses itens passa pelo garimpo de peças inusitadas em locais variados da cidade, desde “topa-tudo”, ”ferro-velho”, passando por antiquários, depósitos de reciclagem e até em caçambas de materiais descartados oriundos de reformas e demolições. Depois da coleta dos itens, são elaborados e executados projetos de transformação e restauração desses objetos, um processo executado pelos próprios arquitetos e por parceiros técnicos especializados nas áreas de marcenaria, eletrônica, serralheria e vidraçaria.

 

O Coletivo AU busca explorar o conceito de sustentabilidade, baseado na ideia de redução do consumo, pois uma parte significativa da matéria prima que necessitamos para criar o “novo” já esta presente no meio urbano, bastando apenas buscar novas formas de interpretá-la. Todo nosso processo é fundamentado na ideia de “reuse, reduza, recicle”. Desta forma o que foi uma vez considerado lixo ou algo sem grande valor, ganha vida de maneira autêntica, como peça única de design. Nossa atuação visa reduzir e evitar o descarte de resíduos cuja vida útil pode ser prolongada, uma vez que trabalhamos com objetos carregados de potencial e que necessitam apenas de um olhar criativo para serem reinseridos no cotidiano.

 

Parte do mobiliário usado como base do nosso trabalho consiste em móveis de época produzidos entre as décadas de 30 e 80, de excelente qualidade estrutural. O design industrial também se faz presente nas produções do Coletivo AU que, em muitos casos, aproveita itens de origem fabril e hospitalar, buscando expor os materiais “in natura”, quase sem acabamento, expondo de maneira bruta os materiais utilizados na fabricação desses itens. Nosso espaço também abriga peças restauradas e assinadas por designers consagrados, além de móveis autorais de concepção e produção independente.

O nome Coletivo AU remete à Achados Únicos, de Arquitetura e Urbanismo e do design Autoral. Tentamos garimpar o “ouro” nas mais diversas fontes e assim relacionamos nossa marca com o símbolo do metal na tabela periódica, e também com a rua onde nossa casa está localizada. 

conheça nossa rota do garimpo!

onde garimpamos nosso ouro?

Nosso garimpo vai desde caçambas a antiquários, passando por topa-tudo, ferro-velho, cemitério de azulejos e  lojas de demolição. Aqui na Serra, bairro de Belo Horizonte onde estamos localizados, contamos também com a colaboração dos vizinhos, que eventualmente fazem doações de peças danificadas, e também dos catadores, que comercializam com a gente objetos encontrados nas ruas da capital. Estamos sempre em busca de peças, seja na cidade de Belo Horizonte ou fora dela ;) 

 TOPA TUDO 

© 2018 por ColetivoAU

(31) 2515.6551